OS MEUS FILHOS NÃO SÃO UMA DESCULPA!

Cheguei a casa e os meus filhos já dormiam. Tinham acabado de adormecer na sala. E eu tinha acabado de chegar! E cada um deles tinha consigo uma carta para me entregar… e tentaram esperar por mim acordados… E o meu coração ficou pequenino… Se tivesse chegado 10 minutos mais cedo, tinha os abraçado ainda hoje. Tinha visto as cartas com eles ainda esta noite! Tínhamos rido e trocado beijos. Mas cheguei 10 minutos mais tarde, depois de um dia praticamente todo sem os ver.

Tudo na nossa vida são opções. Eu podia ter ficado em casa, mas não estaria a correr atrás dos meus sonhos e da liberdade que procuro.
Trabalho em algo que adoro, para um dia ter o tempo todo do mundo. Para um dia tempo e dinheiro não serem uma preocupação para mim. Não me posso queixar (não posso mesmo) passo muito tempo com os meus filhos, consigo acompanhar o seu crescimento, partilho alegrias, sorrisos e abraços praticamente todos os dias desde que nasceram. Eles sabem que o trabalho também faz parte da minha vida e isso é mesmo importante para mim. Eles são os primeiros a apoiar-me! Mesmo que às vezes não gostem que eu saía de casa e troque tempo com eles por tempo de trabalho. Ou que outras vezes tenham que me acompanhar em vez de estarem em casa a brincar. Eles pertencem à minha equipa!
Escrevo estas palavras porque muitas vezes ouço pessoas que se desculpam com os filhos. Não têm tempo para desenvolver este projeto porque isso significaria roubar tempo aos seus filhos. No entanto algumas destas pessoas trabalham 5/6 dias por semana e não percebem que o que rouba verdadeiramente tempo aos seus filhos é o trabalho onde estão… que não lhes dá a opção de trocar um dia de trabalho por um dia no parque.
É um facto que este projeto implica investir algum tempo nele (há algum negócio que não seja assim?). Mas as possibilidades que nos dá são incrivelmente grandes! A possibilidade de ter tempo para os nossos filhos! Não é esse objetivo de qualquer mãe? É um investimento no vosso futuro! Quando é que o vosso trabalho actual vos dará tempo para os vossos filhos?
Não digo a ninguém que largue o seu emprego a correr para vir desenvolver este negócio. O que digo é que esclareçam as vossas prioridades. Não me digam que não o fazem por causas dos filhos, porque se o fizerem verdadeiramente, garanto que os vossos filhos vos vão agradecer mais tarde! Envolvam as crianças no projeto! Ficarão surpreendidas com o apoio que vos darão!
E já que falamos de prioridades, vejo algumas mães que se desculpam com os filhos a investirem o seu tempo noutras coisas, como cinema, ginásio e espetáculos… aí já não é roubar tempo aos filhos? Essa hora (ou mais) investida neste negócio podia ser um passo para o sucesso! Podem responder-me “também preciso de um tempinho para mim”, mas assim, o que terão será sempre um “tempinho” de vez em quando… para o resto da vida.
Toda a gente tem que trocar o seu tempo com os filhos para desenvolver este negócio? Não! Claro que não! Só aquelas pessoas que querem mesmo triunfar no projeto! Essas sim… de vez em quando vai ter que acontecer. Em troca de um dia poderem fazer com o seu tempo o que bem entenderem. Quanto às outras, talvez não seja o momento!
E porque também já me disseram “para ti é fácil, só fazes este projeto, tens o tempo que quiseres”… Deixem-me dizer-vos que não! Para mim não é fácil! E se trabalhasse 8 horas por dia num emprego tradicional continuaria a trocar tempo para construir a minha liberdade, tenho a certeza disso! Se calhar até o faria mais rápido! Para poder só desenvolver este projeto e ter o tempo que quisesse!
Marta Almeida

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *