Emprego para pagar contas ou Empreender???

 

12659844_1147460345265349_1553017725_n

O meu primerio emprego/trabalho foi na área do Fitness e ao mesmo tempo também dei aulas de Educação Fisica mas por pouco tempo. Durante 11 anos estive ligada ao Fitness, nunca tive regalias, por isso posso dizer que nem sequer tinha um emprego.

Durante cinco anos, acomodei-me porque era novidade, ganhava bem, vivia com os meus pais, tudo o que ganhava era para mim, fiz amizades novas e pus em prática o que aprendi no curso. O mesmo padrão de vida repetia-se, trabalhar para pagar contas. Começei a sentir-me desmotivada, dava por mim a pensar que era mais feliz, se não fosse trabalhar para outros e sujeitar-me à mesma rotina de sempre.

Chegada a fase dos 30 anos, começei a fazer uma auto-análise e o que estava em jogo e me deixava desanimada e frustrada era o fato de trabalhar para outros por dinheiro. Ainda hoje, esta é a realidade de muita gente.

tempo

Na época, depois de alguma introspeção, dei por mim a pensar porque era tão diferente das outras pessoas. Sentia que nada funcionava em mim, vivia numa busca contante, em procurar algo com propósito. Cheguei à conclusão, que o mundo em que vivo é uma fábrica de salsichas, onde está tudo estandardizado, ensinaram-nos a não questionar e a trabalhar para os sonhos dos outros. 

liberdade

Faltava-me não apenas um pouco mais de liberdade, mas também um pouco mais de sentido para concretizar o meu trabalho. Começei a analisar que o meu trabalho não era recompensado e não tinha sentido para mim, para o patrão e para o mundo. Eu queria sentir-me realizada e livre.

Não faz sentido continuar a fingir que  estamos felizes com o que fazemos se realmente não estamos. O sonho de muitos de nós já não passa por ganhar dinheiro e estabilidade/segurança. Procuramos realização pessoal, propósito de vida.

sentido

Eu acredito que o sentido da vida é fazer sentido a outras vidas!!!

Basta de pensar e agir baseando-se que Na infância temos disposição e tempo, mas falta o dinheiro, na fase adulta temos disposição e dinheiro, mas falta o tempo, na velhice sobra tempo e dinheiro, mas não temos disposição. Isto prova que não podemos ter sempre tudo. Saiba usar o seu tempo, aprenda a gastar seu dinheiro e disponha-se a fazer alguém feliz enquanto pode. Deus deu-nos apenas uma vida, aproveite ao máximo.” 

A vida não são só dois dias, procure alternativas reais, encontre o seu verdadeiro caminho.

ideia

Empreender não significa somente a ação prática de criar um negócio próprio. Está directamente relacionado com a atitude correcta em inovar, e de se dedicar a transformar ideias em oportunidades.

Ao contrário de estabilidade, aqui temos que seguramente correr riscos e cometer erros.

Acreditar e trabalhar com dedicação e paixão, culmina em grandes resultados.

                        “foi o espírito da não acomodação que tirou o homem das cavernas e o levou aos arranha-céus, que permitiu que ele voasse mais alto e mais rápido que os pássaros.”

A proposta é simples, todos nós temos a possibilidade de viver num ambiente, onde possamos vivenciar uma realidade de trabalho diferente, sem ser as incansáveis 8 horas diárias ou mais.

Todos nós nascemos com talentos, com um dom inato para fazer uma ou várias coisas, logo aqui é um ponto de partida para criar uma ideia. O mundo necessita de empreendedores, de lideres que pensem em formas colaborativas para esboçar novos formatos, novas tendências, novos serviços, novas soluções e novas alternativas.

Pode considerar que não tem jeito, há pessoas que nasceram com mais aptidão para empreender que outras. Pode até ser verdade, mas na minha opinião somos seres humanos racionais, e todos temos as mesmas capacidades para aprender. Por este motivo, a palavra de ordem é  partilhar a ideia com os amigos, ou com pessoas que ajudem a orientar no processo (ex: Coaching).

Lembre-se:

 ” Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender” – Alvin Toffler.

Não espere que ninguém lhe ensine a viver, ou lhe dê a porção mágica. Muito menos uma faculdade ou a empresa para onde trabalhe. O mundo está à espera que façamos algo por ele!

Comece agora ainda dá tempo, deseje, tenha vontade, prepare-se e dê o primeiro passo !

can do it

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver no mundo”. Mahatma Gandhi

Rita Cabrita

 

 

 

1 thought on “Emprego para pagar contas ou Empreender???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *