Para Ti Filho… – Marta Almeida – Mother & Leader In You

mliy-para-ti-filho-marta-almeida

No projecto Mother & Leader in You falamos muito de educação e da importância de sermos felizes. Há mais de 9 anos atrás criei um blog para escrever sobre os meus filhos (na altura estava grávida do primeiro). Não queria que as suas histórias ficassem em memórias esquecidas. Ao reler esta publicação (que já tem 7 anos), achei que este era um bom espaço para a partilhar. Porque a essência deste projecto e da vida é sermos felizes.

Na altura era mãe apenas do Francisco (ainda não existia Mafalda), ele tinha 1 ano e esta era a mensagem que queria que levasse consigo para a vida!


6 de Julho de 2009

Muito antes de nasceres já imaginava que não controlaria a tua personalidade. Quando nasceste tive essa confirmação estampada nos teus olhos. Posso dar-te educação, tentar incutir-te valores, orientar-te no emocionante caminho que é a vida, mas a tua personalidade é inteiramente tua.

Parte está nos teus genes, pequenas heranças minhas e do teu pai, parte está naquilo que constróis diariamente. Vais acumulando, tipo arquivo, informações que te entram por esses olhos grandes e que decifras na tua forma única de o fazer. Não sei como é, nem tu te lembrarás mais tarde, mas fica lá, registado, e faz-te crescer e tornar-te na pessoa que és e serás.

Às vezes olho para ti nesse mundo lindo de alegria e inocência e, com algum egoísmo, penso como seria bom seres sempre assim, uma criança alegre. Mas vais crescer. Se dependesse só de mim serias sempre uma pessoa boa, de coração puro. Mas não depende só de mim… principalmente depende de ti.

O que tu ainda não sabes (e ainda bem) é que a vida vai trazer-te desgostos. Vais perder pessoas… algumas para sempre, outras por momentos. Vais ter zangas e frustrações. A vida vai testar-te… vais tropeçar, cair e vais ter que te levantar de novo. O teu coração vai parecer partido por vezes, mas espero que na maioria delas o sintas cheio e gordo. Junta as pecinhas todas e faz com que ele bata forte de novo!

O que eu quero que tu saibas é que basta sorrir. Esse é o primeiro passo. Não sintas rancor de ninguém, porque isso é ter também de uma parte de ti. Anda de cabeça erguida e olha para a frente. Sê verdadeiro. Sê sempre tu. Aproveita o presente. E Ama, com todo o coração, mesmo que mais tarde tenhas que juntar as peças de novo, vale a pena. Algumas pessoas vão decepcionar-te. Se calhar as pessoas que menos esperas… não é só contigo… vais encontrar histórias muito parecidas à tua volta… mas não deixes que isso abale a tua confiança nas amizades. Elas são todas únicas e uma fonte de energia positiva.

E sempre que tiveres dúvidas pensa: “O que faria o amor agora?”

Ah… e mais, sabe sempre que os teus pais te amam muito!

Marta Almeida

1 thought on “Para Ti Filho… – Marta Almeida – Mother & Leader In You

  • Marta,
    Bem-hajas pela tua partilha!

    Gosto sempre imenso de ler o que escreves. Identifico-me muito e é um sentir de unidade que conforta.

    Grata por tudo, pela tua experiência e pelo muito que dedicas às famílias, as mães e aos nossos filhos.
    Estou e estamos contigo em Mother & Leader in You.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *